Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pesquisa responde a pergunta clássica: “Você é feliz no trabalho?” Saiba o impacto desse assunto na sua vida

Highslide JS

Uma pergunta simples: você é feliz no seu trabalho? Independentemente da resposta, saiba que o seu emprego reflete diretamente no sentimento de felicidade, e um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard identificou os tipos de profissões que tendem a provocar uma sensação de infelicidade no trabalhador.

A pesquisa foi desenvolvida ao longo de 85 anos. Mais de 700 profissionais de diversas partes do mundo foram acompanhados a cada dois anos pela equipe de pesquisadores da universidade para identificar os fatores que impactam a felicidade no trabalho.

Com os resultados obtidos através das entrevistas e análises, os pesquisadores apontaram os sete empregos que mais causam insatisfação entre os profissionais, e grande parte deles são empregos solitários, quando há pouca ou nenhuma interação social.

As profissões citadas foram: atendimento ao cliente; motorista de caminhão de longa distância; entregador; guarda de segurança; vigia; home office; e o comércio varejista.

Segundo a psicóloga Priscila Almeida, especializada em gestão de pessoas, o resultado da pesquisa comprova a necessidade do ser humano em se relacionar com outras pessoas, algo que ficou muito explícito há alguns anos.

Para algumas profissões, além da solidão, outros problemas do dia a dia acabam intensificando o sentimento de infelicidade. É o caso dos caminhoneiros de longa distância. O paraminense Dirceu Lopes, que transporta cargas químicas para estados do Sudeste e Nordeste, conversou conosco.

A psicóloga Priscila Almeida acredita que é possível viver bem na profissão mesmo com pouco relacionamento com outras pessoas, mas é preciso alguns cuidados por parte do trabalhador para que ele não perca o vínculo social.

E não é apenas a falta de interação que promove a infelicidade. Segundo os próprios pesquisadores, o atendimento ao cliente foi colocado no topo da lista, pois as interações negativas com pessoas impacientes ou com problemas constantes resultam em maior frustração e no estresse dos funcionários.

Neste sentido, Priscila Almeida destacou a atuação dos gestores nos ambientes de trabalho para incentivar a relação saudável e positiva entre os profissionais de maneira a contribuir com a felicidade e bem-estar deles.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM, Priscila Almeida - Arquivo Pessoal e Reprodução pixabay.com





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis