Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Redes sociais: sobe o número de pessoas que mais perdem tempo com elas

Highslide JS

Você já parou pra pensar quanto tempo fica nas redes sociais por dia?  Parece uma reflexão simples mas, em tempos de rotinas corridas e uma vida mais acelerada, as redes sociais podem consumir boa parte do tempo, acarretando prejuízos sérios para a saúde mental e do corpo.

Uma pesquisa internacional realizada por empresas especializadas em mídias digitais mostrou que o brasileiro passa uma média diária de 3 horas e 31 minutos nas redes. É uma hora a mais que a média mundial, que é de 2 horas e 24 minutos.

O resultado nos coloca em terceiro lugar no ranking das populações que passam mais tempo nas plataformas, atrás apenas de Filipinas (3h53) e da Colômbia (3h45). Mas, afinal, quais as consequências de passar tanto tempo navegando por conteúdos dos mais diversos tipos?

Atrás dessa resposta, o Jornal da Manhã conversou com a psicóloga Maria Eduarda Oliveira, que traçou pontos positivos e negativos. Segundo ela, tudo vai depender da forma como o usuário utiliza as redes. 

Ela sabe que as plataformas oferecem diversas possibilidades para as pessoas no aspecto pessoal, cultural, educacional, social e, principalmente, profissional. Mas, o excesso traz prejuízos para a saúde, e ela destaca a ansiedade e a procrastinação.

A psicóloga também chama atenção para as consequências entre crianças e adolescentes. Sem um controle por parte dos pais, o uso desenfreado pode acarretar em sérios prejuízos no desenvolvimento dos pequenos.

Ainda sobre as crianças e adolescentes, Maria Eduarda salientou os riscos para o abuso sexual infanto-juvenil, já que os criminosos utilizam as redes para atrair esse público. 
Como dica para minimizar os efeitos severos, ela recomenda atividades físicas e ações coletivas que envolvam a família e demais pessoas do convívio.

Ainda de acordo com a pesquisa que apontou o tempo gasto pelo brasileiro nas redes sociais, ela também indicou que o acesso à internet atinge mais de 150 milhões de brasileiros, enquanto os usuários de redes sociais chegam a 140 milhões de pessoas, 66% do total de habitantes. 
Em todo o planeta, são quase 4 bilhões de pessoas conectadas nas plataformas sociais, número que tende a crescer cada dia mais com a evolução da tecnologia e o acesso estendido à internet.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com e Arquivo Pessoal





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis