Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Saiu do papel: Olho Vivo entra em funcionamento e deve ser expandido já em 2022

Highslide JS

Inaugurado ontem o sistema de videomonitoramento de Pará de Minas, popularmente chamado de Olho Vivo.

O evento contou com a presença de autoridades e lideranças que acompanharam a ativação do sistema na sala de monitoramento montada no quartel da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Chamou atenção o elevado grau de detalhamento das câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, com imagens de alta definição.

Para o comandante da 19ª Cia, Tenente Coronel Geraldo Elias Araújo, o Olho Vivo refletirá em maior agilidade no atendimento às ocorrências, além de ajudar na identificação de veículos furtados e de criminosos em fuga. 

Os benefícios do sistema vão além da garantia de segurança para a população. Segundo o prefeito Elias Diniz, as imagens captadas poderão, inclusive, subsidiar a gestão do trânsito, do transporte e de outros serviços públicos.

Como se sabe, os equipamentos começaram a ser instalados e testados na cidade em agosto de 2020. Só agora, um ano e três meses depois, o sistema foi colocado em operação definitiva com o funcionamento de 43 câmeras  e a perspectiva de mais 15 até o fim do ano, tudo com recursos do município. 
O prefeito justificou a demora pela necessidade de configuração e homologação de todos os equipamentos. 

Elias também falou do desejo de dobrar o número de câmeras em 2022. Para isso ele pretende conseguir recursos federais e o apoio pode vir através de emendas parlamentares do deputado Federal Diego Andrade, que também esteve presente na cerimônia. 
Líder da bancada mineira no Congresso Nacional, o deputado declarou que tem trabalhado muito e firmado parcerias para que seja liberado maior volume de recursos para investimentos na segurança de Minas Gerais. 

O presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam), Milton Henriques Guimarães, também acompanhou a inauguração do sistema Olho Vivo. 
O presidente comemorou a conquista que, segundo ele, já era uma reivindicação antiga dos lojistas e da própria entidade. 

O sistema instalado em Pará de Minas é dotado de Inteligência Artificial e tem potencial, inclusive, para operar ferramentas de reconhecimento facial, podendo ajudar na identificação de infratores e criminosos fugitivos. Esta função, porém, ainda não foi habilitada. 

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis