Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Força-tarefa em Meireles no combate à Covid-19. Prefeitura assume o comando da ação e os moradores anunciam que vão recorrer à Justiça

Highslide JS

Durou quase duas horas a reunião que o prefeito Elias Diniz teve, na manhã de ontem, com representantes da mineradora Vale. Também participaram do encontro alguns assessores do prefeito.

A Vale enviou quatro funcionários que deixaram o gabinete sem falar com a imprensa, alegando que é um posicionamento da empresa. A pauta da reunião girou em torno da comunidade de Meireles, onde oito operários da Bueno Engenharia, terceirizada da Vale, testaram positivo para a Covid-19.

Como todos eles são pacientes assintomáticos, existe o temor de que outras pessoas estejam infectadas na comunidade. Dois dos trabalhadores que contraíram a doença moram em Nova Serrana e os outros seis estão divididos entre cidades dos estados da Bahia e Sergipe. 

O prefeito Elias Diniz determinou a testagem geral na comunidade, que tem 742 moradores, e pediu à Vale a distribuição de máscaras para todos os moradores de Meireles, além de kits de segurança que fazem parte do protocolo de prevenção da Covid-19.

O prefeito também quer o monitoramento constante dos trabalhadores da empreiteira:
Outra medida cobrada pela Prefeitura de Pará de Minas é a presença diária de caminhões pipa na comunidade de Meireles. O tempo seco agravou a situação, que é de nuvens de poeira o dia todo, devido às obras da empreiteira:

Um grupo de moradores de Meireles chegou à prefeitura por volta das 9h30, pedindo autorização para participar da reunião. A solicitação foi negada, com a justificativa de que a comunidade estaria muito bem representada pelo próprio prefeito Elias Diniz.

Os representantes da comunidade não desistiram e passaram a ocupar as cadeiras no saguão do segundo andar. Durante a espera, alguns falaram ao JM, começando por Marcilene Batista e Milene Cristina de Carvalho Gomes que estão à frente do movimento desde março:

O secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, confirmou que recebeu o manifesto da comunidade no final de março e, em seguida, advertiu a Bueno Engenharia sobre o risco de não seguir as normas de prevenção:

O empresário Rodrigo Campos, que tem uma propriedade em Meireles e está sempre envolvido com as causas da comunidade, chegou à prefeitura pouco antes da reunião de ontem.

Ele teve acesso ao gabinete do prefeito, mas permaneceu lá por apenas 10 minutos. Rodrigo tomou a decisão de se retirar diante da informação de que não poderia mais se manifestar:

Depois da reunião com os diretores da Vale, o prefeito Elias Diniz recebeu a comissão de moradores de Meireles, informando o passo a passo das medidas que já estão sendo tomadas. O prefeito também confirmou novo encontro com representantes da Vale na próxima quinta-feira, quando serão definidas outras estratégias. 

Elias disse ainda que agora pretende envolver a Câmara Municipal e o Ministério Público de Pará de Minas. Foi esse, inclusive, o argumento que ele usou com o vereador Carlinhos do Queijo que, assim como a comissão de moradores de Meireles, foi impedido de acompanhar a reunião.

Na saída desta reunião com os moradores, o empresário Rodrigo Campos voltou a falar com o JM. Segundo ele, a comissão ficou descontente com as informações, entendendo que o município assumiu o papel que seria da Vale:

Já no início da tarde, aconteceu uma reunião dos integrantes da Comissão Técnica da Secretaria Municipal de Saúde para definir os procedimentos urgentes. Os casos registrados em Meireles chamam atenção porque até agora nenhuma pessoa de lá havia sido identificada com o vírus.

O secretário Wagner Magesty também quer o relatório completo de onde os trabalhadores da Bueno Engenharia estão morando, porque esses dados vão sinalizar o rastreamento pretendido rapidamente.

Os testes estão sendo feitos em Meireles desde ontem. Nesse primeiro momento, a Secretaria de Saúde está usando a chamada testagem rápida (IGM) que pode dar resultados falsos positivos. 
Depois, a Secretaria de Saúde vai investir nos testes IGG, que são mais seguros e demoram em torno de oito dias para ser entregues.





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis