Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Casos de estresse e depressão aumentam, forçando reflexões mais profundas sobre como sair dessas situações

Highslide JS

Quase um ano depois da chegada da pandemia da covid-19 Brasil, a população ainda tenta se adaptar à realidade imposta pela doença.

Uso de máscaras, higienização constante das mãos, distanciamento social e outros hábitos passaram a fazer parte da rotina das pessoas, impactando não apenas os aspectos econômico e social, mas a saúde mental da população.

Os casos de estresse e depressão, inclusive em crianças, não param de crescer, chamando atenção de especialistas, e esse cenário desencadeou fatores de risco para muita gente.

Uma pesquisa recente, chamada “ConVid Comportamentos”, realizada em parceria pela Fiocruz, Unicamp e UFMG, mostra que dos milhares de entrevistados 40% disseram ter sentimentos de tristeza ou depressão enquanto 52% experimentam sentimentos de nervosismo ou ansiedade, muitas vezes ou sempre durante a pandemia.

O estudo ainda revelou que 34% dos fumantes aumentaram o número de cigarros consumidos por dia e 17% das pessoas elevaram o consumo de álcool.

Ciente dessa realidade a psicóloga Marina Saraiva, coordenadora do Setor de Atenção à Saúde Mental de Pará de Minas, diz que o momento exige muita reflexão para que possamos criar alternativas e fugir dos agravos provocados pela covid-19.

Para que a população enfrente o momento, Marina Saraiva destaca a compreensão de que todos estamos vulneráveis a adoecer a mente. 

Outro ponto que chama atenção nas pesquisas de depressão é que, cada vez mais, o público infantil está envolvido nas estatísticas. Um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que o aumento de casos da depressão na infância atingiu 8% na última década.

Para Marina Saraiva, mais do que nunca os pais precisam estar sempre presentes no crescimento dos filhos e, sempre que necessário e possível, consultar um profissional de psicologia para evitar que as crianças sejam acometidas pelo transtorno.

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis