Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cenário do desemprego afeta demais as vagas femininas

Highslide JS

Menos de uma semana depois do Dia Internacional da Mulher, as brasileiras se deparam com uma triste notícia. A pandemia da covid-19 vem causando uma verdadeira baixa nos empregos femininos.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no terceiro trimestre de 2020 a queda no número de vagas de emprego para mulheres foi de 45,8%, considerado o nível mais baixo desde 1990. 

Isso acontece porque a pandemia afetou diretamente os setores que predominam a força de trabalho feminina como os de serviços, alojamento e doméstico. Se a desigualdade de oportunidade entre homens e mulheres já era grande antes, com a pandemia ela praticamente dobrou.   

No caso dos serviços domésticos, onde 86% dos profissionais ocupados são mulheres, a queda foi de 46%. E esse resultado tem refletido também em Pará de Minas, onde dezenas de trabalhadoras perderam o emprego neste período e seguem na busca por uma oportunidade de reinserção.

É o caso da faxineira Maria da Silva, moradora do bairro Santos Dumont. Desempregada, ela conta que está enfrentando uma barra para manter as despesas domésticas, sobretudo diante do cenário de pandemia cada vez mais preocupante. 

E a situação também não está boa para as mulheres que conseguiram manter o emprego, mas que migraram para a modalidade remota. É que trabalhando em casa, o serviço aumenta, conflitando com os afazeres domésticos, causando estafa e stress. 

De acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha, 57% das mulheres que passaram a trabalhar remotamente acabaram acumulado a maior parte dos cuidados domésticos. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis