Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Besouro potó tira o sossego de muitas famílias em Pará de Minas: biólogo ensina o que fazer

Highslide JS

O surgimento de besouros do grupo potó, como são mais conhecidos, tem causado reclamações em vários bairros de Pará de Minas.

Esses insetos têm cores vivas, lembrando um arco íris.Já existem reclamações de pessoas que apresentaram problemas de pele depois do contato com eles.

O assunto chegou à Secretaria de Saúde onde o biólogo Adelmo Batista Lemos esclareceu várias dúvidas. Adelmo admite a possibilidade de estar havendo algum desequilíbrio ambiental, mas seria necessário um estudo profundo para levantamento dessa realidade.

Mas o que ele afirma mesmo é que o aparecimento desses besouros é sazonal, variando de acordo com a estação do ano. A presença deles fica mais visível nos meses de temperatura mais elevada.

Mas o fator humano também precisa ser observado, principalmente no que diz respeito aos cuidados e prevenção:

O besouro potó guarda na cauda uma substância cáustica, que é extremamente irritante à pele, e ela é liberada quando o inseto é agredido ou esmagado. Em contato com a pele, essa substância vai causar um processo chamado de dermatite, provocando inflamação intensa.

As medidas iniciais são lavar o ferimento com água e sabão e depois fazer uso de uma compressa com água fria no local. Se não for tratada corretamente, a queimadura de um potó pode resultar em uma infecção secundária, deixando cicatrizes.

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis