A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o início dos trabalhos para o lançamento da licitação de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Seringueiras.
A unidade será instalada no mesmo terreno que abriga o atual prédio, na rua Nermival Ramos de Morais. Ela será do tipo II, destinada a abrigar, no mínimo, duas Equipes de Atenção Básica para atender os moradores do Seringueiras e também do bairro São Paulo.
O processo licitatório está em fase interna e deverá ser publicado em poucos dias. O secretário Wagner Magesty está entusiasmado com o projeto, principalmente pelo fato da nova UBS uma das maiores de Pará de Minas.
A UBS será construída com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Fábio Avelar (Avante). No mês passado, ele anunciou a destinação de R$ 1,9 milhão para a saúde. A unidade de saúde do Seringueiras está interditada há mais de dois anos em consequência dos danos sofridos com as fortes chuvas que caíram na cidade no final de 2021 e início de 2022.
Desde então, os moradores do bairro já foram atendidos em diferentes locais, e, atualmente, a assistência acontece em contêineres adaptados para os atendimentos. No ano passado, a prefeitura tentou reformar a UBS, mas sem sucesso. Diversos fatores influenciaram na paralisação dos serviços, como inviabilidade de adequação de projeto e atrasos da empresa contratada. Com a verba estadual, optou-se pela construção de um novo prédio.
Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM