Duas cidades da região voltaram a receber o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nas escolas municipais: Maravilhas e Papagaios. O Proerd vai atender alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e do 2º Período da Educação Infantil. A retomada do projeto foi uma iniciativa do comando da 19ª Companhia de Polícia Militar Independente, expandindo o Proerd para os municípios da sua área de responsabilidade, com o apoio dos poderes executivos locais. E as aulas já começaram.
Em Maravilhas, o relançamento aconteceu na segunda-feira (08), após 15 anos de inatividade. Em Papagaios, a retomada aconteceu após 8 anos e as primeiras aulas foram ministradas na manhã de terça-feira (09). Para o novo ciclo, a equipe conta com a atuação do Sargento Weber, responsável pelo patrulhamento escolar.
Além de garantir a segurança no entorno das instituições de ensino, ele faz a mediação entre a Polícia Militar e a comunidade escolar. Já as aulas são ministradas pelo Sargento Assis, que orienta os alunos sobre como dizer "não" às drogas e à violência. O Proerd é considerado uma ferramenta de prevenção e de aproximação entre a Polícia Militar, a escola, a família e a comunidade, e espera-se que a iniciativa promova a formação de jovens mais conscientes, responsáveis e seguros.
Fotos: 19ª Companhia da Polícia Militar Independente (Cia PM Ind)