Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dia da Imunização acontece em meio à queda na cobertura vacinal

Highslide JS

O Brasil celebra hoje (9), o Dia Nacional da Imunização. A data reforça a importância das vacinas para fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças e infecções e preservar a saúde do cidadão e da coletividade.

Pode parecer repetitivo falar sobre imunização depois de toda repercussão e efetividade que este ato teve durante a pandemia de covid-19, mas mesmo com tantos benefícios para a saúde, os índices de vacinação dos últimos anos, inclusive antes da crise sanitária, estão diminuindo gradativamente.

A maior preocupação é quanto à vacinação infantil, que é obrigatória no país, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Dados do Ministério da Saúde mostram que, desde 2012, o país não consegue bater a meta estipulada de cobertura vacinal desse público, de 95%. Em 2021, por exemplo, o índice geral de imunização foi de 60,7%. 

Das 9 vacinas analisadas pelo DataSUS, a que sofreu maior queda é a BCG, que apresenta queda de 38% entre 2015 e 2021. Em segundo lugar fica o imunizante contra a Hepatite A, com redução de 32%, e poliomielite em terceiro, com diminuição de 30%.

Além das crianças, a vacinação dos adultos também está aquém do ideal. A campanha contra a gripe é um exemplo. A mobilização foi prorrogada até o final do mês para melhorar os índices de cobertura no público-alvo. Em Pará de Minas, segundo Juliana Viana, chefe do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, menos de 70% do grupo foi vacinado.
Outra preocupação da rede pública de saúde é quanto a imunização contra a covid-19. O fato de a pandemia estar controlada não significa que o vírus foi totalmente eliminado. 

A imunização no âmbito público ainda enfrenta outro desafio: a pouca quantidade de doses de alguns imunizantes. Em alguns casos, a remessa que chega não dura um dia. Juliana dá alguns exemplos.

Atualmente, a rede pública de saúde de Pará de Minas conta 25 salas de vacinação que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. São ofertadas gratuitamente 20 vacinas do Programa Nacional de Imunização. 
Caso você tenha dúvida se está com a vacinação em dia, basta procurar a UBS mais próxima de sua casa, com o cartão de vacina, que os profissionais farão a avaliação. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis