Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Violência contra os idosos na cidade cresceu 60% nos últimos meses

Highslide JS

Termina nesta semana a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A ação visa proporcionar espaços de diálogos e informação sobre questões que envolvem violência contra idosos e reforçar que o cuidado é uma das melhores formas de prevenção.

A reflexão sobre o assunto ganhou destaque neste ano diante do aumento das violações aos direitos dos idosos. Segundo o Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, via Disque 100, entre janeiro e maio foram registradas 6.120 denúncias, 15% mais que o mesmo período de 2022. 

Se considerarmos apenas os dados de Pará de Minas, a situação é ainda mais grave. No primeiro semestre do ano passado, a cidade registrou 18 denúncias de violações aos direitos dos idosos. Em 2023, já são mais de 30 denúncias, crescimento de 60%.

E o mais triste é que a violência não se configura apenas na questão física ou psicológica. Segundo Aparecido Luiz Araújo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pará de Minas, novos tipos de violações já foram identificados, exigindo ação da sociedade:

O grande desafio da campanha é justamente conscientizar a população sobre essas novas formas de violência. Aparecido Araújo avalia que boa parte da sociedade não está preparada para refletir sobre essas temáticas.

As denúncias sobre violações aos direitos da pessoa idosa podem ser feitas no próprio Conselho. O presidente explica a metodologia de encaminhamento dos registros e acompanhamento das vítimas.

O telefone de contato do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é o 37/ 3233-5939. O órgão funciona na Casa dos Conselhos, localizada na rua Doutor Cândido, 26, no centro de Pará de Minas. 

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis