Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Deputado Diego Andrade entra na mobilização que tenta evitar o fim da extinção da Funasa

Highslide JS

O deputado federal Diego Andrade, principal aliado político da gestão Elias Diniz, entrou na mobilização que visa reverter o fim da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Logo depois da posse, o presidente Lula editou uma medida provisória que determinou a extinção do órgão a partir da próxima terça-feira (24). Historicamente, a Funasa é disputada por partidos políticos devido ao fato de ser responsável por realizar obras de saneamento básico nos municípios.

No governo Bolsonaro, o órgão ficou sob a influência do PSD. No ano passado, o orçamento da Funasa foi de R$3,2 bilhões. O presidente Lula quer transferir a atribuição das obras de saneamento para o Ministério das Cidades.

O deputado Diego Andrade está tentando mobilizar a bancada mineira, da qual é líder, para evitar a extinção do órgão. Segundo ele, o Ministério das Cidades já tem muitas atribuições e provavelmente não vai dar conta de analisar e tocar os projetos da Funasa, que são muitos.

Ele disse também que é importante manter órgãos que prestam serviço direto à população, caso da Funasa e da Codevasf. Segundo Andrade, pode até mudar de nome, mas manter as ferramentas de trabalho é indispensável.

Servidores da Funasa engrossam as manifestações, afirmando que defendem a reestruturação e não a extinção. O sindicato que representa a categoria também pede que o governo federal abra diálogo em relação ao assunto.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis