Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Enfraquecimento do setor têxtil em Pará de Minas assusta os trabalhadores

Highslide JS

A manifestação dos trabalhadores da Santanense em Pará de Minas, na última quarta-feira, ligou o sinal de alerta para a situação da indústria têxtil no município e no Brasil como um todo. Como o JM informou, um grupo de trabalhadores se reuniu no portão da fábrica atrás de respostas para o atraso de tickets, salários, encargos e também para saber quando voltarão ao trabalho, já que a produção está suspensa há mais de um mês. 

Sem uma resposta da Santanense, eles seguem na expectativa e com preocupação, já que a indústria têxtil no Brasil enfrenta problemas já há alguns anos. A Santanense continua em silêncio e para saber mais sobre o assunto o JM conversou com o diretor da Coopertêxtil, Júlio José de Morais, e ele aponta a concorrência asiática como principal problema. 

Júlio define o mercado chinês como um concorrente predatório, já que a entrada dos produtos no Brasil provocou o enfraquecimento da indústria nacional e até o fechamento de algumas fábricas.  Mas a pandemia de Covid-19 foi outro agravante para o enfraquecimento do setor:

Em relação ao encarecimento dos insumos, caso do algodão, Júlio explica que este é um problema só para as indústrias que já estavam comprometidas pela falta do capital de giro. 

Sobre a expectativa de recuperação das empresas que enfrentam situações de instabilidade, o empresário defende a criação de políticas de apoio ao setor: 

Importante destacar que Júlio Morais não está analisando a situação da Santanense, uma vez que nem mesmo a própria empresa se manifestou até o momento. A avaliação dele diz respeito à produção têxtil de forma geral, que segue enfrentando desafios para se manter em atividade no Brasil. 

Fotos- Arquivo Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis