Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Termina o treinamento dos veterinários do IMA: mais uma ação preventiva à gripe aviária

Highslide JS

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) encerrou o treinamento com médicos veterinários de todo o estado sobre os procedimentos a serem cumpridos em casos suspeitos de gripe aviária.

A capacitação começou em maio e terminou agora em julho, com a participação de cerca de 350 profissionais, sete deles vinculados ao escritório seccional do IMA em Pará de Minas. O objetivo foi atualizar as normas técnicas e possibilitar a ação rápida e eficaz dos agentes.

Foram ministrados treinamentos teóricos e práticos, cujo conteúdo abordou o passo a passo de atendimentos, desde o recebimento de notificações até a análise em laboratórios. 

Entre os pontos abordados, Lucas Silva Jardim, chefe do escritório local do IMA, destacou a coleta dos materiais, procedimento complexo e fundamental na identificação e controle da doença.

A educação sanitária, voltada principalmente para os pequenos produtores, também foi tema das aulas. Os técnicos foram incentivados a organizar e ministrar palestras em suas regiões, utilizando uma linguagem simples para alcançar diferentes públicos. 
Em conversa com o Jornal da Manhã, Lucas Jardim disse que o IMA tem orientado os avicultores a reforçarem as medidas de biosseguridade nas granjas e demais espaços de criação. 

Ainda segundo ele, os produtores têm contribuído com as ações preventivas, por entenderem a gravidade da influenza. Sobre as principais medidas de prevenção, Lucas Jardim elencou o cuidado no contato entre aves. 

Ainda na entrevista ao JM, ele anunciou uma ação junto aos produtores em relação às aves migratórias. 

O vírus da influenza aviária é considerado altamente perigoso e pode dizimar plantéis em pouco tempo. Até o momento, segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil registrou 61 focos da doença, sendo 60 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência. Nenhum deles foi notificado em Minas.

Em caso de suspeitas, o IMA recomenda que o avicultor ou cidadão faça uma notificação pelo WhatsApp (31) 9 8598-9611 ou compareça pessoalmente em uma das unidades do instituto. Em Pará de Minas, ele funciona nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, no bairro João Paulo II. 

Fotos: Amilton Maciel Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa IMA/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis