A conscientização da importância de manter em dia os exames de mamografia e os cuidados com o próprio corpo, como autoexame, esteve entre os temas da capacitação voltada para os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas – UBSs.
O evento aconteceu ontem à tarde, na sede da Ascipam, reunindo 60 profissionais que assistiram às palestras. A mastologista Caroline Mendonça foi uma das palestrantes do evento e deu ênfase à necessidade da prevenção ao câncer de mama.
A mensagem deixada por ela reforça a nova estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de antecipar a campanha Outubro Rosa, diante do levantamento que constatou a baixa adesão de mulheres ao exame preventivo.
Segundo a média, os cuidados com a saúde da mulher não podem ficar restritos ao incentivo do mês de outubro:
Doutora Caroline também chamou atenção para o fato de Pará de Minas já contar com seu próprio mamógrafo, não dependendo de outros municípios:
Perguntada sobre a diferença entre o autoexame e a mamografia e a importância de ambos, Caroline Mendonça, ela respondeu.
Alécia Amorim é enfermeira na UBS do bairro Dom Bosco e concorda que o alinhamento entre os profissionais auxilia muito na prevenção e no diagnóstico do câncer de mama.
Renato Freitas é enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde na Atenção Primária, e também considerou o evento positivo para os profissionais:
O exame de mamografia é ofertado mensalmente em todas as unidades de saúde do município, para mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos. A capacidade de atendimento é de 500 pessoas, mas a média mensal de procura tem sido apenas de 200 exames.
Neste mês de julho e também em agosto, serão oferecidos cerca de 600 exames de mamografia, na expectativa das interessadas recorrerem ao sistema de saúde pública, usufruindo do procedimento gratuito.
Fotos: Plínio César/Rádio Santa Cruz FM