Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Baixa escolaridade no mercado: 30 mil trabalhadores da cidade sequer têm o Ensino Fundamental

Highslide JS

O Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, está se mobilizando para colocar em prática o Projeto Avançar. Trata-se de um trabalho, em parceria com o CESEC Dona Afonsina, voltado para o retorno dos trabalhadores aos estudos, a fim de concluir as etapas da educação básica. 

De acordo com levantamento realizado pelo Conselho, um grande número de pessoas não chegou a concluir os estudos em Pará de Minas. O número é alto. Segundo a entidade algo em torno de 30% da população, cerca de 30 mil pessoas, sequer concluíram o Ensino Fundamental. 

De acordo com a presidente Ana Paula Couto, além de dificultar o acesso as boas vagas a baixa escolaridade compromete o IDH do município, que é índice de Desenvolvimento Humano, muito observado pelos empresários na hora de trazer empresas para cá.

Foi esse cenário que fez com que o órgão se empenhasse na parceria com o Cesec, a fim de levar pessoas de todas as idades de volta à sala de aula.

Segundo Ana Paula, a primeira etapa do projeto contará com o apoio das empresas, já que elas têm contato direto com seus colaboradores:
O Conselho Municipal do Trabalho sabe que levar as pessoas de volta à escola não é tarefa fácil, já que muitas delas têm gravado na memória momentos difíceis da rotina escolar e a difícil conciliação entre estudo e trabalho. 

O idealizador do Projeto Avançar é Weber Borges e ele defende iniciativas desta natureza para o fomento do mercado de trabalho e garantia de maior acesso dos trabalhadores às boas oportunidades. 

Weber acredita, ainda, que o Projeto Avançar não deve demorar a ser incorporado às políticas permanentes de trabalho, emprego e renda em Pará de Minas, garantindo a continuidade que poderá, em médio e longo prazos, elevar o patamar de qualificação da mão de obra no município.

Fotos Germano Santos Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis