Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cemig tenta ajudar consumidor, com dicas de economia de energia elétrica

Highslide JS

A queda nas temperaturas e o reajuste de quase 15% na conta de luz devem dar mais uma dor de cabeça para os consumidores.

Com os dias mais frios, as pessoas tendem a mudar os hábitos optando pelo uso de aparelhos e equipamentos que podem gerar mais conforto e criar uma temperatura mais agradável, principalmente dentro de casa. 

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na lista dos equipamentos que mais gastam energia estão o ar condicionado – na função quente – e a geladeira. Juntos, eles representam 30% do consumo de uma residência. 

Outro gastador é o chuveiro elétrico, afinal, no inverno, tomar banho na água quente é quase uma terapia e a pessoa nem vê o tempo passar. Por isso mesmo, o engenheiro de Eficiência Energética e Sustentabilidade da Cemig, Thiago Batista, faz um alerta para que o consumidor evite o excesso e não tenha surpresas na conta de luz.

Thiago Batista também chama atenção para o uso da máquina de lavar roupas e do ferro elétrico. Segundo ele, as pessoas devem juntar a roupa para lavar ou passar, executando o serviço de uma só vez. 
Também é preciso ter cuidado com a iluminação. Em tempos de trabalho home office, o engenheiro alerta para a preferência pela iluminação natural.

Por fim, o especialista orienta sobre os aparelhos no modo de espera. Nesta condição, eles consomem menos do que em uso normal. Mas seria como uma torneira pingando 24 horas, todos os dias, e essa água não é utilizada. 
A eletricidade consumida por um aparelho eletrônico em modo de espera pode representar até 15% do consumo do equipamento. 

Foto Ilustrativa: Reprodução Cemig - Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis