Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Veterinários alertam donos para o risco de câncer nos pets

Highslide JS

A campanha Outubro Rosa termina hoje, mas a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o melhor tratamento do câncer de mama deve ser ininterrupta.

E não estamos falando apenas do cuidado da mulher, mas, também, dos pets, afinal, o tumor mamário é uma das principais doenças que acometem cadelas e gatas, apresentando a mesma gravidade da doença que atinge seres humanos. 

Um levantamento recente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) identificou que o câncer de mama atinge, pelo menos, 45% das fêmeas caninas. Entre as gatas, o índice é de aproximadamente 30%, sendo que 5% dos casos são diagnosticados como tumores malignos. 

E a médica veterinária Clara Mendes alerta que, diferentemente do que acontece com os humanos, a prevenção à doença nos animais não está relacionada ao exame de detecção. No caso deles, o cuidado se dá pela castração. 

Ainda de acordo com o estudo, 20% dos diagnósticos de câncer de mama nos pets são tardios, dificultando o tratamento. Clara Mendes explica que o principal sintoma da doença é o surgimento de nódulos nas mamas dos animais. Por isso, ela recomenda que os tutores fiquem atentos a qualquer caroço diferente que aparecer. Com relação ao tratamento, ela diz que quanto mais cedo começar, melhor o resultado. 

O câncer de mama acomete mais os pets idosos, sendo comum nas cadelas de 4 a 12 anos de idade, e nas gatas a partir de um ano de vida. Embora seja mais diagnosticado em fêmeas, o tumor também pode aparecer em machos, por isso as orientações de prevenção e acompanhamento dos nódulos também valem para os cachorros e gatos.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis