Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Polícia Civil abre investigação para apurar se houve crime ambiental na barragem do Carioca

Highslide JS

A Polícia Civil de Pará de Minas anunciou um trabalho de apuração para investigar se houve crime ambiental no caso da barragem da Usina do Carioca. A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã pelo delegado Regional, Carlos Henrique Bueno.

A estrutura continua sendo monitorada por equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Santanense – proprietária da usina hidrelétrica - e ainda não está descartado o risco de rompimento devido às chuvas das últimas semanas.

Com o aumento do volume de água, houve um transbordamento da represa, provocando erosão na lateral da barragem e uma fratura no duto principal. 

O trabalho da Polícia Civil será executado por uma perícia técnica e utilizado para fins judiciais, a fim de identificar se houve crime ambiental. O delegado não mencionou datas, mas afirmou que a apuração será feita tão logo seja possível, já que é preciso garantir a segurança dos profissionais que farão o levantamento. 

A situação da barragem do Carioca virou destaque nacional na última semana, não apenas pelo risco de rompimento, mas porque o Ministério Público de Minas Gerais e o governo estadual ajuizaram uma ação contra a Companhia Tecidos Santanense, que é a empresa responsável pela usina, determinando que ela suspenda as atividades.

O Ministério Público argumentou que houve deficiências na execução do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem. Até o momento, a Santanense não se pronunciou sobre o caso.

E ainda na entrevista ao Jornal da Manhã, o delegado Carlos Henrique fez um balanço da participação da Polícia Civil nas ações de salvamento e ajuda humanitária às famílias afetadas pelas chuvas. Ele destacou os trabalhos de resgate e segurança aos bens dos populares.

A Polícia Civil continuará dando apoio ao trabalho em torno da barragem do Carioca. Novas atualizações sobre a situação da estrutura são esperadas para essa semana. 
Embora haja previsão de chuva para os próximos dias, o volume esperado é pouco e a expectativa é que o nível da represa diminua, reduzindo também a força da água sobre a barragem.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis