Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dia do Folclore sem manifestações populares, mas a data não foi esquecida

Highslide JS

Hoje é o Dia do Folclore. A palavra significa cultura do povo e está relacionada às lendas, personagens, contos e demais fenômenos culturais típicos. Dessa forma, não dá para esquecer no Brasil de ícones como Sacy, Iara, Curupira, da Mula sem Cabeça, assim como o congado, festas juninas, carnaval e vários outros.

Para muitos, tudo isso pode parecer personagens do imaginário infantil e festas sem grande importância, mas não é verdade. Especialistas apontam o folclore como peça fundamental para o fortalecimento de um povo, através do reconhecimento de suas raízes e tradições. 
É por causa disso que o tema é abordado com frequência nas escolas, sobretudo no mês de agosto.

Em Pará de Minas, além dos conteúdos aplicados em sala de aula, sempre aconteceram espetáculos teatrais com abordagem da temática. 
E um dos responsáveis pela disseminação do folclore na cidade é o ator e arte educador Rony Morais que, por muitos anos, dirigiu e produziu o espetáculo Caixa Folclórica, numa tentativa de perpetuação de importantes lendas, contos e outras tradições. 

Mas como já era esperado, devido à pandemia da Covid-19, neste ano não teremos atividades escolares presenciais para desenvolver o tema, tão pouco a realização de espetáculos ou festas folclóricas. 
Mas isso não quer dizer que o tema foi esquecido. Rony Morais destaca o importante papel da escola na difusão dos conteúdos folclóricos, mesmo que isso precise acontecer de forma remota, pela tv ou na internet.

E ele também chama atenção para a valorização da cultura brasileira, que tem sido sufocada por costumes e tradições que vêm de fora do país. 

Trazendo ainda mais próximo de nós, Rony Morais lembra que ainda existe um folclore local, repleto de personagens, comidas e festas tipicamente paraminenses. 

O ator incentiva os educadores a apresentar às crianças e adolescentes materiais que possam ajudar essa valorização da cultura popular. Trabalhando em casa, produzindo e transmitindo suas aulas on-line, ele reproduziu para os alunos um trabalho folclórico de grande sucesso na cidade. 

Existe uma infinidade de materiais para pesquisa sobre o folclore brasileiro, em livros, sites e até mesmo em bons vídeos disponíveis na internet. Dessa forma, não só as crianças, mas também os adultos podem ter acesso aos conteúdos e conhecer um pouco mais suas origens e tradições. 

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis