Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Comitê de Enfrentamento ao coronavírus deve recuar na liberação de máscaras nas ruas

Highslide JS

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 de Pará de Minas realizou na tarde de ontem uma reunião extraordinária para avaliar a nova realidade da pandemia na cidade.

No encontro, que aconteceu na sede da prefeitura, o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, apresentou os indicadores da crise sanitária, mostrando números de atendimentos nas unidades de saúde, vacinação, testes e outros assuntos relacionados ao enfrentamento ao coronavírus. 

O relatório mostra que as duas primeiras semanas do ano já podem ser consideradas as mais contaminantes de toda a pandemia. Foram cerca de 7.200 atendimentos na rede pública de saúde, sendo que 488 pacientes testaram positivo para a covid-19.

Se comparado aos registros do último mês de dezembro o número é assustador, pois representa uma alta de mais de 800% de casos em apenas 15 dias. E embora o Estado ainda não confirme, o cenário indica que a variante ômicron já é uma realidade em Pará de Minas, segundo explicou o secretário. 

Diante da explosão de casos e da possibilidade de circulação da variante, Magesty solicitou ao comitê a volta da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes públicos e abertos o que, até então, era facultativo ao cidadão. Essa mudança no decreto ainda será confirmada pelo município.

Outra novidade anunciada pelo secretário é que Pará de Minas abre, a partir de hoje, mais uma unidade sentinela para atendimento exclusivo dos casos de síndrome respiratória, como suspeitas de covid e influenza. Ela funcionará na UBS Walter Martins, das 16h às 20h.

Essa unidade se juntará ao AME e à Policlínica, onde também o atendimento é prestado das 16h às 20h. O secretário também explicou como está sendo executado o protocolo de testes de coronavírus. Devido à grande procura nas unidades, a demanda também aumentou, mas nem todos são aferidos na rede pública.

Com relação à vacinação das crianças, Magesty disse que a expectativa é de começar ainda nesta semana, mas a secretaria aguarda informações da Regional de Saúde sobre os protocolos de imunização.

Ele ainda afirmou que, paralelo ao aumento dos casos, a Secretaria de Saúde está tendo problemas com o afastamento de seus profissionais, o que se torna mais um empecilho para a prestação do serviço.

E agora vamos aos números da covid-19 em Pará de Minas. Segundo Boletim Epidemiológico, a cidade está com 8.040 casos confirmados, sendo que 339 estão sendo acompanhados em casa e outros 6 estão internados. O número de mortes permanece o mesmo das últimas semanas, 285.

No que diz respeito à vacinação, a cidade tem mais de 92% do público acima de 12 anos vacinado com a primeira dose, 84,12% imunizado com a segunda dose ou dose única e mais de 17% que receberam o reforço.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis