Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IBGE descarta greve dos recenseadores que trabalham em Pará de Minas

Highslide JS

A possibilidade de greve dos recenseadores do Censo Demográfico do IBGE, anunciada para 1º de setembro nas redes sociais, não deve atingir os agentes que atuam na pesquisa que está sendo feita em Pará de Minas. 

A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã pelo coordenador da aplicação do Censo na cidade, André Felipe Mendonça Duarte. Nesta semana, dezenas de recenseadores contratados temporariamente para atuar em diferentes cidades do país fizeram reclamações sobre atrasos no pagamento. 

Diante da insatisfação, um grupo iniciou a mobilização para paralisar as atividades na semana que vem, convocando os demais agentes temporários a suspender as pesquisas a fim de reivindicar a normalização dos pagamentos e melhores condições de trabalho.

André Felipe admitiu que esse problema afetou alguns recenseadores de Pará de Minas, mas já foi devidamente regularizado. Até o momento, não há informações de que os trabalhadores vão aderir ao movimento anunciado. 

Já com relação ao andamento do Censo Demográfico, que começou no dia 1º de agosto, o coordenador disse que a coleta está sendo bem executada, mas enfrenta alguns obstáculos. O primeiro deles é o número aquém do previsto de recenseadores, o que deve ser solucionado a partir das próximas semanas.

Outro desafio é a recusa de parte da população em não atender os agentes recenseadores. Ao pedir que as pessoas participem da pesquisa, André chama atenção para a importância do Censo na melhoria das políticas públicas.

Com relação ao questionário, André Felipe tranquiliza a população sobre as respostas, alegando que o conteúdo tem garantia de sigilo por parte do IBGE.

Quanto aos dados sobre os domicílios já visitados em Pará de Minas, ele informou que será divulgado um acompanhamento no próximo dia 31, para conhecimento público. 
O Censo Demográfico do IBGE é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população brasileira. A pesquisa é feita a cada dez anos e deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada em virtude da pandemia de covid-19.

E ainda sobre o atraso de pagamento aos agentes recenseadores, o IBGE admitiu a situação e afirmou que a explicação é de ordem operacional e não um problema de caixa. O instituto ainda pediu desculpas pelo transtorno e informou que está trabalhando para solucionar os empecilhos e honrar as obrigações com os agentes.

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis