Na tentativa de fortalecer o controle populacional de cães e gatos em Pará de Minas, o vereador Dilhermando Rodrigues Filho, o Dilé, apresentou uma sugestão à prefeitura voltada para a castração dos animais.
Através de requerimento aprovado pelos colegas, Dilé sugeriu que o município faça o cadastramento de clínicas veterinárias particulares aptas à castração dos cães e gatos que são encaminhados ao Centro de Controle Populacional (CCP), que é o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
O objetivo é ampliar a prestação de serviço, facilitar o acesso da população e diminuir a fila de espera pela castração até a construção da UPA Animal, que está sendo construída no bairro João Paulo II e tem previsão de término para o início do ano que vem.
Atualmente, segundo dados da secretaria, os agendamentos no CCP estão sendo feitos para o mês de julho, tamanha a demanda na cidade. Dilé explicou que antes de apresentar o requerimento fez um estudo sobre o credenciamento e viu que essa parceria já funciona em outros municípios.
Ainda de acordo com o vereador, caso a prefeitura faça o credenciamento com as clínicas particulares, o cidadão não terá custo algum com o serviço.
O JM levou o assunto ao secretário José Hermano de Oliveira Franco, e ele aprovou a ideia levantada pelo vereador Dilé, alegando que é boa e viável. Disse, no entanto, que devido ao fator financeiro neste momento as castrações devem ficar restritas ao CCP:
As castrações no CCP acontecem de segunda à sexta-feira. Mensalmente, de acordo com levantamento do órgão, são realizadas de 150 a 160 cirurgias em cães e gatos.
O Centro de Controle Populacional atende, gratuitamente, cães e gatos de tutores cadastrados no CadÚnico e animais de rua. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 37/ 3233-5881.
Fotos: Germano Santos e Alisson Fraga/Rádio Santa Cruz FM