Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Maior oferta de vagas torna janeiro o mês da procura por emprego. Especialista dá dicas para conseguir boa oportunidade

Highslide JS

A ideia de muitas empresas de colocar em prática novos projetos aliada ao desejo dos trabalhadores por novos desafios profissionais tornou janeiro o mês da procura de empregos.

Seja no Instagram ou em grupos de WhatsApp uma diversidade de oportunidades é divulgada todos os dias, com vagas em estabelecimentos de diferentes setores da economia, que abrangem desde as funções administrativas até as operacionais.

Fabiane Teresa da Silva, especialista em Gestão de Pessoas e proprietária da Leader RH - responsável pelo processo seletivo de cerca de 30 empresas na região – confirma que, nos últimos três anos, o mês de janeiro se destacou na oferta de vagas no mercado. 

Entre os motivos, segundo ela, está o fato de que as empresas começam a retomar os processos de seleção de olho em metas ou projetos para o novo ciclo que se inicia. Com mais vagas disponíveis, o interesse de candidatos aumenta, o que não significa dizer que todos os cargos são preenchidos.

Para conseguir ser contratado, o trabalhador precisa ir além do aperfeiçoamento técnico, e desenvolver habilidades comportamentais. 
Segundo a especialista, uma das formas de desenvolver as habilidades por ela citada é trabalhar o autoconhecimento a fim de compreender os pontos fortes e fracos. Outra dica de Fabiane Silva é apostar em redes sociais profissionais, como Linkedin, e manter os currículos sempre atualizados nas plataformas.

Além dessas plataformas, Fabiane também destacou o cuidado com as redes sociais populares, como Instagram e TikTok, alegando que uma parcela das empresas está considerando a análise do perfil do candidato nas redes em seus processos seletivos.

Ainda na entrevista, o Jornal da Manhã questionou a especialista sobre as reclamações de empresários referente a falta de mão de obra qualificada e dos trabalhadores sobre a pouca valorização das empresas. 

Ela admitiu que esse cenário tem dificultado as contratações, e destacou que é preciso reciprocidade de ambas as partes.

Apesar dessa adversidade, Pará de Minas deve fechar 2023 com saldo positivo de contratações, segundo do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. 
De janeiro a novembro, a cidade acumula 14.066 admissões e 13.256 demissões. O saldo é de 810 vagas criadas de carteira assinada. Os resultados de dezembro devem ser divulgados no final deste mês.

Fotos: Arquivo Pessoal (Fabiane Teresa da Silva)







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis