Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dia Nacional de Luta contra a LGBTfobia: momento é de reflexão

Highslide JS

Hoje é o Dia Nacional da Luta contra a LGBTfobia. A data é uma referência ao momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como doença, em 1990.

Além de lembrar esta decisão importante, o 17 de maio também é um dia para celebrar a diversidade e lutar contra todos os tipos de preconceito, afinal, o Brasil lidera rankings internacionais trágicos, reforçando a necessidade de mais discussões e reflexões sobre o assunto. 

De acordo com o relatório da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA), o Brasil ocupa o primeiro lugar nas Américas em quantidade de homicídios desse grupo e também é o líder em assassinato de pessoas trans no mundo.

LGBTfobia é o termo usado para descrever o sentimento de ódio ou repulsa por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens trans. A atitude se revela em forma de preconceito ou discriminação, explícita ou velada. Segundo o advogado Júnior Resende, é um tipo de crime que deve ser denunciado e combatido.

Para combater a LGBTfobia e valorizar a diversidade vários projetos, sejam da iniciativa privada ou do setor público, são realizados no país. Em Pará de Minas, o foco atual é o Transformação, idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Composto por profissionais especializados na área, ele é desenvolvido no prédio da Policlínica, com o objetivo de facilitar a entrada dessas pessoas na rede pública de saúde, oferecendo todos os serviços disponíveis.

O coordenador do “Transformação” é o psicólogo Marcelo Guaraciaba Campos que se refere a esta data como bastante oportuna para a sociedade se sensibilizar com o tema e identificar as formas de combater esse mal. 

Também em Pará de Minas temos outro bom exemplo de acolhimento e inclusão e ele vem do polo da Universidade Unopar. A gestora Mariane Melo traz mais informações. 

E os frutos dos projetos Transformação e da Unopar já estão sendo colhidos. Uma das beneficiárias é Reinaldo Lucas da Silva, mulher trans, que conseguiu uma vaga na instituição de ensino superior. Ela revelou ter realizado um sonho.

Para conhecer mais sobre o projeto Transformação em Pará de Minas, o cidadão pode recorrer a Secretaria de Saúde, no telefone 3233 5800. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis