Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeitura cobra explicações do governo sobre baixo número de vacinas recebidas para a primeira dose

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas cobrou explicações da Regional de Saúde de Divinópolis, responsável pela Macrorregião Oeste, pela quantidade de doses de vacinas contra a covid-19 destinadas à D1 que serão enviadas ao Município.

Na manhã de ontem, o secretário Wagner Magesty, assim como gestores municipais de outras cidades, se reuniu com representantes da Regional para saber os critérios de distribuição das doses e o porquê Pará de Minas recebeu a baixa quantidade para D1.

Conforme anunciado pelo Jornal da Manhã com base na planilha divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, Pará de Minas receberá um lote com 3.910 doses da AstraZeneca e 12 da Pfizer, sendo que, desse total, apenas 67 doses serão utilizadas para aplicação da D1, que é a primeira dose.

A confirmação desses números pegou de surpresa a Prefeitura que esperava um quantitativo bem maior, o que daria condições para a sequência da Campanha Nacional de Imunização. 

Wagner Magesty se mostrou muito decepcionado com a logística de distribuição do lote e criticou a postura do governador Romeu Zema de publicar nas redes sociais uma realidade bem diferente da que vive os municípios. 

Apesar do apelo do secretário e dos questionamentos, a Regional de Saúde de Divinópolis descartou a possibilidade de erro na distribuição dos imunizantes e confirmou que, de fato, a maior parte do 26º lote contempla as doses de reforço, também chamadas de D2.

Em nota encaminhada ao Jornal da Manhã após o encontro com os gestores municipais, a Regional explicou que os imunizantes da AstraZeneca ficarão armazenados em sua Rede de Frio por questões de segurança já que a aplicação da segunda dose está prevista para iniciar  a partir do final de julho.

A vacina da AstraZeneca reforça a imunização dos grupos prioritários e serão destinadas à aplicação da segunda dose dos idosos entre 60 e 64 anos e das Forças de Segurança e Salvamento. Desta forma, Pará de Minas receberá mesmo as 67 doses para D1, o que, certamente, atrasará ainda mais a imunização da população paraminense. 

A expectativa da Secretaria de Saúde agora é para a chegada do 27º lote de vacinas. Ao todo, Minas Gerais recebeu 778.320 doses, sendo 346.800 da CoronaVac, 281.970 da Pfizer e 149.550 doses da Janssen, grande novidade dessa nova remessa. O secretário Wagner Magesty recebeu da Regional uma previsão positiva e espera que ela se confirme na próxima semana.

A distribuição do novo lote para as Regionais de Saúde começa hoje em Belo Horizonte. 

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis