Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Golpistas se passam por servidores do INSS na prova de vida

Highslide JS

Golpistas estão se passando por servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fazer prova de vida na casa de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. O alerta é do próprio órgão previdenciário, que tem recebido denúncias de cidadãos sobre as tentativas de golpes. 

Os criminosos apresentam crachás falsos do INSS com nome, foto e com a suposta área de atuação, que seria “prova de vida presencial”. Segundo o instituto, eles pedem dados e fotos dos beneficiários, o que é irregular. O INSS deixou claro que esse tipo de pesquisa presencial é feita somente nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo.

No entanto, os servidores não pedem cópia de documentos e nem fotografias. O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto. 
Ainda segundo o órgão, em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS.

A prova de vida é uma checagem periódica para comprovar que a pessoa está viva e pode continuar recebendo o benefício do INSS a que tem direito. Desde o ano passado, o INSS é quem faz a comprovação através do cruzamento de informações. Ou seja, a autarquia comprova se a pessoa está viva através de informações de outros órgãos.

Foto Ilustrativa: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis