Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

No Dia Mundial de Luta contra a Aids uma triste constatação: a camisinha está ficando de lado

Highslide JS

Dezembro chegou com um alerta importante. Hoje é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data é sempre marcada por campanhas de conscientização, prevenção e combate ao preconceito relativo às pessoas com HIV.

E não são apenas as ações de incentivo ao uso do preservativo, mas também as campanhas educativas para que as pessoas entendam melhor as formas de contágio, os tratamentos disponíveis e a importância da testagem.

Pará de Minas aderiu ao movimento e tem realizado várias frentes de trabalho na tentativa de jogar luz sobre o assunto que ainda é muito marginalizado. O JM conversou sobre o assunto com Maria de Lourdes Liguori, da Vigilância Epidemiológica da cidade:

Maria de Lourdes lembra que existe um programa gerenciado pelo Ministério da Saúde que oferece a testagem gratuitamente, assim como o tratamento e o acompanhamento especializado. 

Todas as unidades básicas de saúde estão envolvidas nas campanhas de prevenção e além dos preservativos elas oferecem os testes rápidos para HIV. Pará de Minas só não conta ainda com o acompanhamento especializado, mas tem uma parceria com outros municípios, assegurando que os pacientes façam o tratamento com tranquilidade:

A disponibilidade dos testes e do tratamento, dentro do programa nacional que é um dos mais avançados do mundo, é vista com satisfação pelos especialistas e os próprios pacientes que desfrutam da gratuidade e da eficácia. No entanto, Maria de Lourdes lamenta o fato desta segurança oferecida pelos medicamentos estar tirando o medo das novas gerações. Lamentavelmente, elas estão abandonando os preservativos gradativamente:

O abandono da camisinha reflete no número de pessoas infectadas pelo HIV, inclusive em Pará de Minas onde a média histórica é maior que a de Minas Gerais e do Brasil. Os números vêm crescendo desde 2010. A média que era de 20 novos diagnósticos para cada 100 mil habitantes, chegou a 25 aqui no município e esses dados têm deixado as autoridades de saúde em alerta.

No entanto, para este ano a expectativa é que o quadro de novas infecções por HIV registre queda, mas não pela redução do contágio. Estima-se que devido à pandemia da Covid-19, menos pessoas têm feito os testes, o que deve resultar em subnotificações.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis