Considerado difícil e até perigoso por muitos, o trânsito de Pará de Minas aparece entre as principais reclamações populares. Além dos acidentes, sobretudo envolvendo motociclistas, o dia a dia nas ruas costuma ser marcado pelo stress e o mau humor de motoristas que volta e meia se envolvem em situações complicadas.
Na maioria das vezes as reclamações se referem ao uso inadequado da seta, ou a não utilização dela, além do desrespeito à faixa de pedestre, paradas obrigatórias e até o uso inadequado das rotatórias.
Atento a situação que só piora, o instrutor de trânsito, Marcos Vinícius de Oliveira, proprietário da Auto Escola Nacional, diz que a solução do problema não se resume ao preparo dos motoristas no processo de habilitação.
O instrutor acredita que o fato das pessoas só terem acesso às leis de trânsito depois dos 18 anos, quando ingressam em um centro de formação de condutores, compromete todo o sistema de trânsito no país.
Diante disso, Marcos defende a importância da inclusão da educação para o trânsito no currículo escolar. Ele inclusive lembra que já existe uma lei voltada para este tema e que deverá trazer resultados em logo prazo.
Como esta mudança só será sentida no futuro, Marcos alerta os motoristas para que tenham mais atenção às sinalizações e respeitem as leis, garantindo a própria segurança e a de terceiros, sejam eles motoristas ou pedestres.