Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Empresas de vistorias veiculares avaliam o primeiro mês de atividades na cidade

Highslide JS

A realização da vistoria veicular pela iniciativa privada, solicitação antiga dos proprietários de agências de veículos e despachantes, completou um mês de funcionamento em Minas Gerais.

O serviço, que até então era prestado somente pela Polícia Civil, foi liberado para as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV’s) para ampliar a oferta, gerar empregos e fazer com que os policiais civis se dediquem à sua atividade fim, no combate a criminalidade.

Após 30 dias de terceirização, o resultado é considerado altamente positivo pelas empresas e o público atendido. Em Pará de Minas, segundo Leonardo José Melo Paiva, o Léo Despachante, a espera pelo agendamento de uma vistoria praticamente acabou, sendo possível fazê-la no mesmo dia. 
Leonardo Paiva elogiou não apenas o bom andamento do serviço como a estrutura oferecida pelas ECV’s, com sala de espera climatizada, água e, em alguns locais, até um café com quitandas. Ele disse que leva, mensalmente, uma média de 40 veículos para fazer vistoria.

E do ponto de vista das ECV’s o balanço também é positivo. Izabela Palhares, sócia-proprietária da Agramax, está satisfeita com a operação e a boa aceitação do público paraminense. No caso da empresa dela, há mais aprovações do que reprovações, e as principais irregularidades detectadas pelos vistoriadores são classificadas como simples.
Sobre os agendamentos, Izabela Palhares confirmou que tem cidadãos que conseguem fazê-los para o mesmo dia e, até o momento, a empresa não teve problemas com os faltantes.
Pará de Minas conta com seis Empresas Credenciadas de Vistoria, e mais cinco estão passando pelo processo de credenciamento junto à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran.

A solicitação e o agendamento da vistoria funcionam de forma semelhante ao que já era conhecido pelo cidadão. O valor total também é o mesmo – R$246,81. O que mudou foi a forma de pagamento da taxa.

Agora, o cidadão paga R$ 130,96 para o Governo Estadual e assim que o valor é compensado, o sistema faz o direcionamento a uma empresa credenciada na cidade. Esse procedimento é semelhante ao já existente nas clínicas médicas e psicológicas no processo de habilitação.

Pelo porte de Pará de Minas, as ECV’s credenciadas podem ter no mínimo dois e no máximo seis boxes para vistoria, e cada vistoriador pode realizar até 16 inspeções diárias. 

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis