Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Nutricionista fala do poder dos alimentos antioxidantes na libertação do tabaco

Highslide JS

Parar de fumar é uma atitude essencial para melhoria da qualidade de vida. Não é novidade para ninguém que o cigarro, em décadas passadas, era sinônimo de status. Hoje em dia, no entanto, ele é um fator de risco para várias doenças, especialmente a Covid-19.

No entanto, apesar da ampla divulgação sobre os malefícios do fumo, cerca 11% da população brasileira ainda é fumante, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Não à toa, as estatísticas de mortes relacionadas ao tabagismo no país continuam são altas – cerca de 200 mil vidas são perdidas todos os anos.

Não existe regra matemática para deixar o cigarro de lado, mas um conjunto de fatores pode ajudar a pessoa a abandonar o vício de forma gradual e o processo de desintoxicação começa na alimentação, que tem relação direta para o sucesso ou insucesso do objetivo final.

Segundo a nutricionista clínica e comportamental Marília Alves, antes de qualquer dieta é necessário que a pessoa se comprometa realmente, afinal de contas, tudo dependerá da força de vontade do fumante. Se ele realmente estiver disposto, as dicas nutricionais indicadas são alimentos antioxidantes. Marília explica quais são eles e os efeitos que causam no organismo.

Um medo comum da pessoa que está querendo parar de fumar é o peso. Como o tabagismo tem relação com o sistema nervoso, a partir do momento que ela corta o cigarro os níveis de ansiedade aumentam, fazendo com que o indivíduo desconte tudo na comida. Sobre o assunto, a nutricionista disse que há medicamentos naturais indicados para evitar o sobrepeso, além da prática regular de atividade física.

Outro ponto importante destacado por Marília Alves diz respeito ao café e às bebidas alcoólicas, que estimulam a vontade de fumar.  Além das dicas repassadas pela nutricionista, um facilitador para a pessoa parar de fumar é o suporte familiar e dos amigos, pois como se trata de um processo longo, existem fatores que favorecem a recaída e nessas horas é preciso alguém mais próximo para evitar o retrocesso na luta do abandono ao vício do tabaco.

Foto: Arquivo Pessoal




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis