Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Linhas de crédito para quem recebe o BPC – beneficiários devem ficar atentos

Highslide JS

Conforme foi divulgado pelo Jornal da Manhã, os bancos já estão oferecendo o empréstimo consignado para pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A concessão estava suspensa desde o mês de março mas, no início de setembro, o Supremo Tribunal Federal  (STF) autorizou beneficiários a utilizarem até 35% do valor do auxílio para o consignado.

O BPC é destinado aos idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovem baixa renda. Ele deve ser de até um quarto do salário mínimo por cada membro de uma família, o que dá R$ 330,00. Segundo o INSS, mais de 5,4 milhões de pessoas recebem o benefício.

Para especialistas, a deliberação sobre o empréstimo tem seus pontos positivos, porém, ela também apresenta o risco do endividamento, como explica o advogado previdenciário André Luiz Mouro Bittencourt.
O educador financeiro Tiago Rosa compartilha da opinião de André Luiz, e pede cautela aos beneficiários antes de qualquer contratação.
Segundo dados do INSS, em agosto, mais de cinco milhões de pessoas receberam o BPC. Desse total, 1,6 milhão tem ao menos um contrato ativo de empréstimo consignado, já que a contratação do produto por este grupo foi autorizada por Lei Federal em agosto de 2022, pelo então presidente Jair Bolsonaro, e, depois, derrubada em março deste ano.

Para consultar a liberação do BPC, basta entrar no site ou o aplicativo “Meu INSS”. Também é possível entrar em contato com a Central 135. A ligação é gratuita para telefone fixo.

A pessoa que solicitar o benefício receberá uma carta do INSS informando se o BPC foi concedido ou não. A correspondência ainda vai informar quando e em qual agência bancária a pessoa receberá o recurso, caso este tenha sido concedido.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis