Conforme o JM já noticiou, a Justiça Eleitoral promoveu, na última sexta-feira, a cerimônia de diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nos municípios que compõem a 202ª Zona Eleitoral de Pará de Minas.
O evento, que aconteceu no Plenário da Câmara, foi movimentado já que reuniu os eleitos nos municípios de Pará de Minas, São José da Varginha, Pequi e Onça de Pitangui. Mas quem acompanhou o evento notou a falta de dois prefeitos eleitos.
O primeiro foi o de Pará de Minas, Inácio Franco, que antecipou a diplomação devido a um compromisso de viagem. Ele e o vice, Luiz Lima, tiveram sua eleição oficializada mais cedo, na sede do Juizado Especial.
O outro nome que não apareceu na cerimônia foi o de José Alves de Carvalho Neto, o Netinho, eleito em São José da Varginha. Ele não participou do evento por estar com sua candidatura sub judice. Como ainda não houve o julgamento final do caso, ele não pode ser diplomado.
Diante desta situação, a Juíza Eleitoral, Gabriela Andrade de Alencar Ramos determinou que, caso a situação de Netinho não seja resolvida até 1º de janeiro, a prefeitura de São José da Varginha deverá ser comandada pelo vereador que for eleito presidente da Câmara Municipal.
Vale lembrar que, caso o Tribunal Superior Eleitoral decida pelo indeferimento da candidatura de Netinho, São José da Varginha deve passar por novas eleições em 2025.
Foto Ilustrativa: Reprodução Google Maps