O crescimento da população em situação de rua voltou a ser discutido pelas forças de segurança de Pará de Minas, assim como pelos órgãos diretamente ligados ao assunto. O encontro foi realizado na sede da Associação Empresarial (Ascipam), tendo como foco a discussão de estratégias para que o município possa enfrentar essa questão considerada muito preocupante.
Moradores de rua tem assustado a população, seja na ocupação abusada de áreas, no centro da cidade e também nos bairros, assim nos pequenos delitos denunciados frequentemente. Há notícias também de alguns que chegam a intimidar populares de forma verbal e até mesmo mostrando armas brancas.
Ao término da reunião, ficou decidido que a ação inicial será o reforço da segurança nas áreas mais críticas.Nessas regiões, o patrulhamento será mais frequente e o monitoramento contínuo, por parte das forças de segurança. O passo seguinte será o reforço da campanha direcionada para a comunidade, no sentido de que as pessoas parem de dar esmolas nas ruas.
A população será incentivada a ajudar de forma correta. Segundo levantamento feito junto aos próprios moradores de rua, a boa fama da população de Pará de Minas é o que atrai mais pessoas para cá.