Após mais de três anos, a venda de aparelhos celulares voltou crescer no Brasil. A queda no mercado de smartphones vinha acontecendo desde 2020, devido aos impactos da pandemia e ao aumento do tempo que os consumidores passaram a levar para trocar de telefone.
A recuperação começou no ano passado, quando foram comercializadas 10 milhões de novas unidades, numa alta de 0,7% em relação ao mesmo período de 2023. E a expectativa do setor agora é que o movimento nas vendas continue crescendo.
O varejo até admite que a retração na venda dos eletrônicos durante a pandemia, ainda não foi totalmente superada. Mas vendedores como Marina Célia Matos se mostram animados, diante das boas perspectivas.
A procura por aparelhos atualizados, principalmente os de tecnologia 5G disparou nas vendas. Todas as empresas de tecnologia kA têm aderido essa tendência e atualizado seus portfólios.
No entanto, uma das grandes contribuições para a reversão do quadro de queda nas vendas de smartphones foi o avanço do mercado paralelo, que se intensificou nos últimos anos. Atuando de forma irregular, esse comércio representa mais de 25% do mercado total de celulares.
Foto ilustrativa: Reprodução Pexels (pixabay.com)