Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prévia do Censo aponta crescimento de quase 2% da população de Pará de Minas

Highslide JS

O IBGE divulgou a prévia da população dos municípios brasileiros com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro. 

Pará de Minas aparece com 97.507 habitantes, o que significa um crescimento de quase 2% na comparação com a população estimada pelo IBGE até o ano passado, que era de 95.616 pessoas. 

O número pode aumentar, mas dificilmente irá ultrapassar a marca de 100 mil habitantes. Segundo o Jornal da Manhã apurou junto à Coordenação do IBGE em Pará de Minas, mais de 90% do Censo foi finalizado na cidade. 

Os recenseadores estão, agora, na fase de revisão, ou seja, indo atrás das pessoas que não responderam à pesquisa, seja porque o recenseador não conseguiu contato ou pela recusa à participação. 

Com relação às cidades vizinhas, destaque para Nova Serrana, que chegou a 114.497 habitantes, crescimento de 5,5% em relação à população estimada em 2021. Já Itaúna registrou 95.967 habitantes, aumento de 1,6% em relação à estimativa do ano passado.

Ao contrário dos demais municípios da região, Igaratinga e São José da Varginha apresentaram queda no número de habitantes. Na primeira cidade, a estimativa populacional em 2021 era de 11.146 pessoas e, agora, o censo registrou 11.095. Em São José da Varginha, a estimativa era de 5.151 habitantes, mas após o levantamento, o número diminuiu para 4.392 pessoas.

Com relação aos números estaduais, Minas Gerais chegou a 20.732.660 pessoas, sendo o segundo estado mais populoso do país, perdendo apenas para São Paulo, que tem mais de 46 milhões de habitantes. Em todo o Brasil, a população é superior a 207 milhões de pessoas. 

A divulgação da prévia tem como objetivo cumprir a lei que determina ao IBGE fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos  municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o instituto entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.

Confira as listas completas com as populações dos municípios e estados:

Brasil e Unidades da Federação 
Municípios

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis