Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeitura pode zerar a fila das cirurgias eletivas através de convênio com hospital de Belo Horizonte

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde está buscando alternativas para diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas em Pará de Minas. São aquelas realizadas sem caráter emergencial. 

Durante a pandemia de covid-19, elas foram suspensas em março de 2020 e no início de 2021, para que os hospitais pudessem ter leitos disponíveis para atender aos pacientes vítimas da síndrome respiratória.

A medida garantiu vagas em unidades de saúde para muitas pessoas mas, em contrapartida, provocou um represamento considerável na fila de espera por cirurgias em diversas áreas, como as ortopédicas e urológicas. 

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, Pará de Minas chegou a ter 3.400 pessoas aguardando algum procedimento eletivo. Hoje, esse número caiu bastante e na fila existem apenas duzentas pessoas. 

Ainda assim, Magesty diz que o município está buscando alternativas para zerar a demanda e a novidade é uma possível parceria com o Hospital Luxemburgo, em Belo Horizonte.

Como as tratativas ainda estão em andamento, Magesty não divulgou quais os tipos de cirurgias poderão ser realizadas lá, nem o prazo de início para esses procedimentos.

A expectativa dele é positiva, tendo em vista a Tabela Municipal de Valoração dos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, criada neste ano em função da defasagem dos preços praticados pelo SUS. O documento serve de referência para negociação dos novos valores das cirurgias no município. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis