Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

STF define que licença-maternidade começa após alta hospitalar

Highslide JS

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para determinar que a licença-maternidade começa a contar a partir da alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido. Cinco dos onze ministros já acompanharam o relator, ministro Edson Fachin, formando maioria de votos. 

A licença, a partir da alta, vale para as internações superiores a duas semanas. Em abril de 2020, o Supremo concedeu uma decisão provisória determinando o prazo a partir da alta. O tema está sendo julgado de forma definitiva, através de ação do partido Solidariedade.

A legenda argumentou que a Justiça vinha dando decisões conflitantes em casos de nascimentos de bebês prematuros com a necessidade de ficar um período maior no hospital, estabelecendo que a data do parto era o marco para a licença.

De acordo com o Ministério da Saúde, nascem cerca de 280 mil bebês prematuros por ano no país, o que pede um tempo maior de internação.

O relator justificou que a CLT e a lei que trata de benefícios da Previdência Social devem proteger a maternidade e a infância. Segundo o ministro Fachin, o período de início da licença-maternidade e do respectivo salário-maternidade é a alta hospitalar do recém-nascido e/ou de sua mãe, o que ocorrer por último, prorrogando-se em todo o período o benefício.

A licença-maternidade no Brasil é de 120 dias.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis