Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Protesto de comerciantes na avenida Ronaldo de Castro Alves mostra que a paciência acabou: nova manifestação já está programada

Highslide JS

Sufocados financeiramente pelas sucessivas perdas nas vendas e revoltados com o problema que parece não ter fim, comerciantes da parte baixa da avenida Ronaldo de Castro Alves, na entrada do bairro Recanto da Lagoa, fizeram um protesto na manhã de ontem. Além de interditar o trânsito, eles queimaram pneus, o que atraiu a atenção de curiosos, da imprensa e do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas. Foi uma manifestação pacífica, mas cheia de revolta.

Os comerciantes não aguentam mais conviver com a situação criada pela obra que já trouxe muitos prejuízos para a comunidade. A construção da rede de drenagem pluvial da avenida foi iniciada no ano passado. Os problemas estruturais surgidos, assim como as más condições climáticas em determinados períodos e, mais tarde, as férias coletivas da empreiteira atrasaram a obra.

Mesmo reclamando, os comerciantes aguentaram as consequências mas a paciência acabou. A gota d’água foi uma manifestação pública do secretário de Obras, José Cornélio de Oliveira. Dias atrás, ele declarou ao Jornal da Manhã que a obra tinha chegado ao fim.

De acordo com ele, faltava apenas o recapeamento asfáltico para cobrir as áreas abertas para a colocação das manilhas. A expectativa dos comerciantes era que o fechamento dos buracos acontecesse rapidamente, mas o serviço não foi feito. Com a chuva que caiu na última semana, a poeira se transformou em barro, prejudicando ainda mais o acesso ao comércio daquela região, o que gerou a onde de protestos desta quinta-feira.

O comerciante Milton Ferreira de Oliveira, proprietário do Postin, foi um dos líderes da manifestação. Visivelmente nervoso, ele responsabiliza a Prefeitura de Pará de Minas pelo caos, uma vez que acordo recente não foi cumprido:
O Jornal da Manhã também ouviu outros três comerciantes – Fernando Henrique, João Marcos e Bráulio Pereira:

O vereador Rodrigo Meneses compareceu ao local tão logo tomou conhecimento da manifestação. Ele se solidarizou com os comerciantes, intermediou alguns contatos em busca de solução rápida e anunciou que vai pedir isenção de tributos para aquela região:

O secretário de Obras e Infraestrutura, José Cornélio de Oliveira, não está na cidade, mas tomou conhecimento da manifestação dos comerciantes logo depois deles interditarem a avenida. Por telefone, ele solicitou de assessores que acionassem imediatamente a empresa responsável pela obra. Segundo informações, a Conumbra se comprometeu a fechar os buracos na pista neste fim de semana.

No meio da tarde, a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas divulgou uma nota, informando que a instalação das manilhas da nova rede de drenagem pluvial da Avenida Ronaldo de Castro Alves foi concluída na última semana e que a empresa responsável pelo serviço segue executando a obra, fazendo a recomposição da pista e a limpeza da avenida.

Ainda segundo a nota, a secretaria tem acompanhado a execução da obra, de forma a assegurar a qualidade do trabalho contratado, no menor tempo possível, no sentido de minimizar os impactos para moradores, comerciantes e pessoas que circulam na região. Os manifestantes prometem mais um protesto na segunda-feira, caso a empreiteira não tome as providências necessárias.

Fotos e Vídeo: Rafael Cesar/Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis