Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Perspectiva de chuvas e socorro do governo federal reanimam os pecuaristas de leite

Highslide JS

O anúncio de um início de mês chuvoso tem animado os pecuaristas de leite da região. Depois de um inverno marcado pelo tempo seco e quente, o momento é de esperança para esta primavera mais molhada.

De acordo com os institutos de climatologia, a previsão é de pancadas de chuva quase todos os dias nesta primeira quinzena de outubro. Isso deve refletir na revitalização dos pastos, garantindo alimentação mais nutritiva e barata para o gado.

Esta é a expectativa do pecuarista Milton Henriques Guimarães, para quem o período de chuvas pode representar um alívio no bolso do produtor que já vem sofrendo muito com as perdas no preço do leite cru. 

Segundo Milton o preço do leite tem registrado, em algumas regiões, menos de R$2,00 o litro, situação que acaba inviabilizando a produção, cada vez mais trabalhosa e onerosa. 
Em alguns estados os pecuaristas têm realizado protestos, como o que aconteceu recentemente no Rio Grande do Sul, quando produtores jogaram leite fora para pressionar as autoridades por políticas que defendam o produtor nacional.

Eles entendem que o volume excessivo de importação do leite em pó dos países vizinhos tem provocado o enfraquecimento do produto brasileiro. A novidade no caso é que o governo federal já editou medida tributária para socorrer a cadeia leiteira. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou que vai adquirir, neste mês, até R$100 milhões do produto que será distribuído às redes de assistência social.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Fazenda também estão tratando de uma medida tributária para aumentar a competitividade da cadeia produtiva.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis