Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Orgulho para a cidade: farmacêutica que venceu prêmio nos Estados Unidos com exame revolucionário de câncer é de família paraminense

Highslide JS

A farmacêutica mineira Carolina de Aguiar Ferreira, de 32 anos, que cursa pós doutorado em Boston, nos Estados Unidos, foi a vencedora do Prêmio Jovem Pesquisador promovido pela Sociedade de Medicina Nuclear e Imagem Molecular.

É uma notícia muito boa para o Brasil e motivo de orgulho para a população de Pará de Minas, já que esta farmacêutica é filha de um casal de paraminenses – a arquiteta Cristina Aguiar e o advogado Eduardo Lucas Ferreira. Carolina desenvolveu uma pesquisa sobre uma forma não invasiva de detectar precocemente os efeitos colaterais no tratamento de câncer.

O exame de imagem poderá ser feito através de material radioativo. Esse método poderá ajudar tanto o paciente como o médico, identificando mais rapidamente os sintomas indesejados e tornando o tratamento menos danoso. Atualmente, apenas a biópsia é feita.

A pesquisa de Carolina na área de terapia e diagnóstico de câncer usando radiação durou 12 anos e começou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ela iniciou a carreira científica na graduação. Ela tem declarado à imprensa que se apaixonou pela área diante da grande possibilidade de melhorar a saúde da população.

No entanto, Carolina sabe que haverá necessidade de muitos investimentos para que esse exame revolucionário chegue aos pacientes com câncer. Até agora, a inovação é resumida a uma patente, fornecida ao coordenador do laboratório onde sucede a pesquisa, e ele abriu uma empresa privada para produção do material.

A previsão é que os estudos clínicos sejam iniciados ainda neste ano. Carolina sonha em ser professora e dirigir o próprio laboratório, de preferência no Brasil. Ela quer aproveitar todas as oportunidades para ampliar os conhecimentos e depois retornar ao país. (Com dados do jornal Estado de Minas).

Foto: Arquivo Pessoal






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis