O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Pará de Minas está finalizando 2024 pensando nas ações para o próximo ano. Além da manutenção dos projetos em atividade, a entidade já se prepara para dar andamento a novos atendimentos voltados para o bem-estar da população idosa.
O foco agora está no lançamento do edital para o financiamento de projetos de atendimento ao idoso, com fundo próprio que vem da Lei de Incentivo Fiscal, que destina parte do imposto de renda a projetos sociais.
O conselho propõe projetos, especificando onde devem ser implementados e qual o público a ser atendido, além das atividades a serem realizadas. As instituições participam e os projetos mais aptos são selecionados para serem colocados em prática.
O Presidente do conselho, Aparecido Luiz Araújo, o popular Cido, se diz animado com as novas ações e falou da importância da implementação de políticas públicas para a mitigação do etarismo.
Aparecido Luiz Araújo
Atualmente, o Conselho do Idoso atua em 27 projetos, espalhados por Pará de Minas e pelos distritos próximos, que contribuem para melhorar a qualidade de vida desse público, com práticas de atividade física, interação social e cultural, entre outras ações.
De acordo com Aparecido, esses projetos têm transformado vidas. Segundo ele, as ações do Conselho são voltadas para a criação de políticas públicas que atendam a esse público, garantindo seguridade e uma vida digna e ativa.
Aparecido Luiz Araújo
O aumento da expectativa de vida dos idosos também tem sido uma pauta importante para a entidade, sendo necessário observar a permanência dessas pessoas na sociedade e nas instituições de longa permanência.
Aparecido Luiz Araújo
O aumento da esperança de vida para 76,4 anos, tem como motivação os avanços as medicina, alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas pelos idosos. A Revolução Tecnológica também tem alcançado esses públicos, diminuindo as distâncias e facilitando a vida dos mais velhos. No entanto, com o grande número de golpes e as dificuldades da idade, o Conselho do Idoso também promove cursos de informática para o público 60+.