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Crescimento do Ensino Integral em Pará de Minas não acompanha o ritmo de Minas

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Embora a Secretaria Estadual de Educação tenha ampliado a oferta do Ensino Médio de Tempo Integral, nos últimos anos, esta modalidade ainda enfrenta resistência em Pará de Minas. 

No Ensino de Tempo Integral o aluno passa mais tempo na escola e é incentivado a tomar decisões, descobrir o que quer fazer, planejar o futuro e compartilhar responsabilidades. 

Além das disciplinas da base curricular, como Português e Matemática, eles também participam de projetos de vida, com orientação de estudos e práticas experimentais. 

Segundo apurou o Jornal da Manhã junto à Superintendência Regional de Ensino (SRE), o projeto de educação integral até atrai muitos jovens no começo do ano, mas rapidamente eles desistem de passar a maior parte do dia nas escolas e pedem transferência para o ensino regular. 

Na cidade, cinco instituições da rede estadual oferecem o Ensino Integral: Avany Villena Diniz, Padre Libério, Professor Wilson de Melo Guimarães, Manoel Batista e Francisco de Assis Viana, em Tavares. Juntas, elas têm mais de 310 estudantes matriculados, a maioria no 1º ano do Ensino Médio.

O Jornal da Manhã entrou em contato com cada escola, conversando com os educadores sobre a aceitação dos alunos. A exceção da Escola Padre Libério, as outras confirmaram o cenário de desistência, que pode ser comprovado pela redução significativa de jovens que continuam no Ensino Integral no 2º e 3º anos.

Na Escola Francisco de Assis Viana, por exemplo, no distrito de Torneiros, apenas um aluno participa desta modalidade no 2º ano. Outros dois participam das aulas no 3º ano e doze no 1º. Já na Escola Manoel Batista são 94 alunos no 1º ano e apenas nove no 3º.

Segundo a superintendente Regional de Ensino, Tânia Morato, é uma realidade que se agravou com a pandemia de Covid-19. Ela citou alguns fatores que explicam a falta de adesão ou de continuação no programa. 

Questionada se a Superintendência de Ensino executa alguma ação para atrair os alunos para esta modalidade, Tânia disse que sim, mas a escolha de participar é do próprio estudante.

Mas entre tantas desistências, existem alunos como Raíssa Martins, da Escola Estadual Avany Vilhena, que têm aproveitado bastante o ensino integral. Ela é estudante do terceiro ano do curso de Eletroeletrônica e admite que, no início estava resistente à ideia:

Apesar do cenário de alta desistência em Pará de Minas, o Ensino Médio de Tempo Integral tem sido ampliado em Minas Gerais. Neste ano, por exemplo, o programa está em 407 municípios, 69 a mais que o ano passado. 
Com a expansão, as 720 escolas estaduais que disponibilizam esse sistema têm mais de 100 mil vagas, cerca de 40 mil a mais que 2022. 

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Arquivo Pessoal e Reprodução/pixabay.com




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