Uma agência da Caixa Econômica Federal de Belo Horizonte foi multada pelo Procon por não ter atendido o consumidor no prazo de 15 minutos. De acordo com o Ministério Público, foi aplicada uma multa de R$96 mil. O descumprimento do prazo foi constatado durante fiscalização do órgão em instituições financeiras para averiguar a qualidade dos serviços. Na ocasião, a espera pelo atendimento foi de 22 minutos.
Quando apresentou sua defesa, a agência da Caixa alegou problemas no fornecimento de energia elétrica na região. O banco alegou ainda movimento atípico de consumidores no dia da fiscalização, devido ao pagamento de auxílio.
E com a repercussão da notícia, já tem muita gente em Pará de Minas perguntando se o Procon local também pretende fazer uma fiscalização por aqui. O órgão ainda não se manifestou.
Falando no órgão de defesa do consumidor, o Procon de Minas Gerais está recomendando à população que não abra o e-mail que está sendo disparado com o título Notificação Procon. É uma mensagem falsa que danifica computador e acessa dados privados.
O órgão também adverte que e-mails ou SMS com dizeres idênticos ou similares devem ser descartados, pois muito provavelmente têm objetivo de golpe. A atitude mais recomendada é descartar/deletar a mensagem.
A CAIXA reforça que são valores essenciais do banco o respeito nas relações entre seus empregados e o público, bem como o atendimento com zelo, presteza e prontidão aos clientes e usuários. O banco realiza ações para aprimoramento contínuo do atendimento e para evitar filas em suas unidades.
Em 08/08/2022, ocorreu interrupção no fornecimento de energia elétrica em Belo Horizonte, na região da Agência Luxemburgo (MG), com a consequente perda de conexão dos sistemas bancários e impacto no funcionamento da unidade naquele dia e no dia seguinte (09), data da notificação do Procon.
O banco ressalta que em todos os atendimentos são observadas as prioridades legais tais como, idosos, gestantes e pessoas com deficiência. A Agência Luxemburgo (MG) funciona das 10h às 16h e inicia a recepção qualificada dos clientes antes da abertura para pré-atendimento aos clientes preferenciais, distribuição de senhas, orientação sobre produtos, serviços e canais alternativos de atendimento CAIXA.
A CAIXA também disponibiliza aos clientes atendimento por meio dos canais remotos e digitais, como o Internet Banking CAIXA, o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e os aplicativos CAIXA Tem, Cartões CAIXA, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS, dentre outros. Por telefone, os clientes podem contatar a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões). A lista completa de canais de atendimento está disponível em www.caixa.gov.br/atendimento.
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