Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Emoção na posse da Guarda Municipal de Pará de Minas: 17 agentes liberados para o trabalho

Highslide JS

Foram empossados no final da tarde de ontem os agentes da Guarda Civil Municipal de Pará de Minas e da cidade de Serrania. 

A cerimônia aconteceu no estacionamento do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz e contou com a presença de familiares e amigos dos agentes, representantes das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e das GCMs de Belo Horizonte, Diamantina, Nova Serrana, Betim e Contagem. 

Tomaram posse 22 guardas civis, sendo 17 de Pará de Minas e 5 de Serrania que, através de um convênio entre as prefeituras, participaram de todo o processo de formação em nossa cidade. 

Durante o evento houve uma homenagem à Layla Silva, de 22 anos, aspirante da GCM, que foi vítima fatal de um acidente na MG-060, entre Pequi e Maravilhas, no último dia 9 de maio. 

Ela dará nome à primeira turma do Curso de Formação de Guardas Civis de Pará de Minas. Além disso, um painel com a foto de Layla foi colocado no espaço da cerimônia e emocionou, principalmente, familiares da jovem que estiveram presentes.

Entre os 17 agentes que vão trabalhar em Pará de Minas, há apenas uma mulher, a guarda Tainara Brandão. Ela conversou com o Jornal da Manhã e falou sobre o orgulho de representar as mulheres e quais as demandas ela presenciou na cidade durante o tempo em que estagiou nas ruas. 

A Guarda Civil Municipal atuará na proteção de bens, serviços e instalações do município. Os novos agentes começarão as atividades já na próxima segunda-feira, a partir das 6h. 
Segundo o assessor de Defesa Social, Fábio Santos, os guardas civis utilizarão fardas da cor azul marinho e não mais calça jeans e blusa branca. Ele está otimista quanto ao trabalho da GCM por acreditar que a formação foi totalmente voltada para o contexto de Pará de Minas. Comandante da GCM, Moacir Souza, também falou ao Jornal da Manhã destacando a interação dos agentes com as forças policiais. 

Em seu discurso, o prefeito Elias Diniz parabenizou a equipe envolvida no treinamento e ressaltou o reforço na segurança da população e dos bens públicos a partir da atuação da Guarda Civil. 

Quem também marcou presença na cerimônia foi o prefeito de Serrania, Luiz Gonzaga Ribeiro Neto, que destacou o trabalho nas escolas como um dos fatores importantes da atuação dos guardas. 

A formação da GCM começou no primeiro dia útil de 2023 e se estendeu até o início deste mês com atividades teóricas e práticas. Os guardas civis atuarão nas ruas em trio, dupla ou individualmente, a depender do portfólio de serviço o qual eles serão designados.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis