Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Ajuda financeira não chega aos pequenos empresários, provocando desespero coletivo

Highslide JS

Confirmando as previsões do presidente da CDL Pará de Minas, donos de pequenos negócios continuam sem o apoio prometido pelo governo federal. Há cerca de dois meses, Milton Ferreira de Oliveira declarou ao Jornal da Manhã que os incentivos quase nunca chegam à ponta, beneficiando apenas os grandes empresários.

E pelo visto, ela estava certo. Uma pesquisa nacional levantou as principais dificuldades enfrentadas pelos donos de pequenos negócios que acreditaram nas promessas do governo e agora não estão conseguindo crédito.

A aflição dos pequenos comerciantes que não estão conseguindo pagar as contas nem arranjar dinheiro para as emergências cresce a cada dia. Muitos estão revoltados, inclusive em nossa cidade, como é o caso do comerciante G.S.O que conversou conosco.

Muito nervoso e admitindo estar sofrendo de insônia nas últimas semanas, ele disse que tem passado noites em claro tentando reinventar sua loja, mas já chegou à conclusão que não vai conseguir reinventar as contas que estão vencendo.

Esse é apenas um exemplo dos milhares encontrados no país, segundo levantamento do Sebrae. Parte dos pequenos comerciantes teve o empréstimo liberado, mas o contrato não foi assinado porque as taxas de juros eram altas demais. 
Especialistas que analisaram muitas dessas propostas concordam, afirmando que a medida de apoio aos comerciantes nem deveria ser chamada de empréstimo e sim, de benefício.

Não é questão de crédito, é questão de ajuda, afirmou o economista Otto Nogami. Então, se é questão de ajuda as condições precisariam ser totalmente diferente daquilo que tradicionalmente se vê no sistema bancário. Na visão dele, o ideal seria os pequenos empresários utilizarem bancos públicos que abririam um canal de acesso fora do sistema tradicional de concessão de crédito.

Mas sem isso todos voltam à estaca zero, porque sem empréstimo em melhores condições dificilmente conseguirão sobreviver. 
O Ministério da Economia informou que os técnicos acompanham a implementação de novas ações para diminuir as dificuldades de acesso a linhas de crédito especiais.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis