Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Onça parda continua assustando moradores do bairro Planalto em Divinópolis

Highslide JS

Uma onça-parda, que foi vista ao lado de um condomínio no Bairro Planalto em Divinópolis, segue sendo procurada por equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) nesta segunda-feira (2). As buscas para tentar capturar o animal contaram com a instalação de uma armadilha, no último sábado (31), na mata em que ele foi visto. Entre os dias 29 e 30 de julho o animal foi flagrado na região pelos moradores, dando início aos procedimentos de captura.

A armadilha para capturar funciona da seguinte forma: ela é colocada em um ponto estratégico da mata, ao redor e no interior da gaiola são colocadas iscas para atrair o animal. Porém, em um primeiro momento, a armadilha será colocada sem trava. "A partir do momento que a gente constatar que ela realmente está visitando a armadilha, está se alimentando das iscas que estamos colocando lá dentro, aí então vamos nos aproximar ao momento de realmente armar a armadilha, para que quando ela entre a gente possa capturar ela”, detalhou o veterinário do IEF, Érico Furtado.

Diariamente, no mínimo duas vezes ao dia, a armadilha é inspecionada por técnicos do IEF que também avaliam os vestígios deixados pela presença do animal. Em nota enviada à imprensa na tarde desta segunda-feira (2) pelo Corpo de Bombeiros, os técnicos do IEF consideram baixos os riscos de ataque às pessoas, no entanto, todos os órgãos envolvidos nas buscas recomendam cautela aos moradores das imediações, evitando andarem sozinhas pelas ruas do entorno, principalmente à noite.

As buscas pela onça são feitas em conjunto pela Polícia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e IEF de Minas Gerais. Pelas imagens gravadas por moradores do condomínio, a equipe do IEF conseguiu identificar que de fato se trata de uma onça-parda, animal que está ameaçado de extinção. A maior dificuldade neste caso, de acordo com especialistas, é que a área tem interferências humanas e o trabalho pode levar um tempo ainda.

Pelas imagens gravadas por moradores do condomínio, a equipe do IEF conseguiu identificar que de fato se trata de uma onça-parda, animal que está ameaçado de extinção. A maior dificuldade neste caso, de acordo com especialistas, é que a área tem interferências humanas e o trabalho pode levar um tempo ainda.“É um felino, é um animal astuto, esperto, que nota a presença nossa na área mesmo após que a gente sai, por causa de cheiro, por causa de vestígios que a gente deixa”, explicou Furtado.

O veterinário ainda completado, dizendo que, por conta disso, a maior dificuldade para capturar a onça é ela mesmo. “Por ser um animal adaptado para perceber a presença de pessoas estranhas e de coisas que realmente assustam ela”. Conforme explicado pelo IEF, o trabalho agora é de paciência para que o animal seja atraído até a armadilha. Além da espera, não é possível afirmar que o animal continua na mesma região em que foi vista.

Porém, a orientação continua sendo para que moradores não circulem e nem entrem na mata onde a onça foi vista, até que ela seja capturada. O animal está ameaçado de extinção e, com aumento de queimadas e avanço do desmatamento, a preocupação aumenta também e os animais acabam buscando refúgio nas cidades. Caso alguém veja o animal, a pessoa deve acionar o Corpo de Bombeiros por meio do 193.

Por MG1 e G1/Centro-Oeste de MG
Foto: Reprodução/Redes sociais






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis