Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dengue preocupa autoridades de saúde brasileiras, que temem epidemia no início de 2023. Qual a situação de Pará de Minas?

Highslide JS

Pará de Minas chegou a 65 casos prováveis de dengue em 2022. O número, que compreende os exames positivos e casos suspeitos, foi confirmado na atualização do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde.

Com essa quantidade, Pará de Minas, que em outros anos liderou o ranking de cidades com maior número de notificações da região Centro-Oeste mineira, aparece, agora, na quinta colocação. 

A situação mais grave na região é de Nova Serrana, onde foram contabilizados 1.857 casos prováveis de dengue, além de uma morte confirmada pela doença. Em seguida está Divinópolis com 301 casos, Bom Despacho com 285 casos e Itaúna, 76 casos, e que também registrou uma morte por dengue.

Em nível estadual, Minas Gerais ultrapassou os 90 mil casos prováveis de dengue. Desse total, quase 70 mil foram confirmados para a doença causa pela picada do mosquito Aedes aegypti. Também foram confirmadas 63 mortes e outras 20 estão sendo investigadas. 

Embora a situação em Pará de Minas não seja grave como em outros anos, no país, 2022 já é um dos piores anos em relação à dengue. Até o último dia 10, houve mais de 1,4 milhão de casos prováveis e 980 mortes confirmadas. Os números podem superar o ano de 2015, quando houve recorde de notificações, com mais de 1,6 milhão, e mortes, com 986 vidas perdidas pela doença. 

Os dados são do Ministério da Saúde e mostram que a região Centro-Oeste apresenta a maior taxa de incidência, com 2.005 casos a cada 100 mil habitantes. Em seguida vêm as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte. 

Especialistas alertam a população sobre os números, dizendo que, com o aquecimento global, o mosquito chegou a regiões onde antes não era observado. Além disso, com a previsão de chuvas e calor do verão, autoridades de saúde têm o receio de que 2023 comece com uma grande epidemia de dengue no país. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis