Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

A hora é de reforçar a prevenção: o vírus já chegou a 743 dos 853 municípios mineiros

Highslide JS

Em entrevista coletiva o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, anunciou que a rede pública de Minas Gerais ampliará a quantidade de leitos de UTI. Segundo ele, isso será possível com a distribuição dos 1.047 respiradores adquiridos pelo Estado, que estão sendo entregues aos municípios.

O objetivo é fortalecer a capacidade de assistência aos pacientes, sobretudo nas cidades do interior, para onde o vírus está se alastrando. Dados do Boletim Epidemiológico de Covid-19 mostram que 743 dos 853 municípios mineiros já têm pelo menos um caso confirmado da doença, enquanto 282 cidades notificaram mortes.  Amaral informou que, após a entrega dos respiradores, Minas Gerais terá cerca de 4 mil leitos de UTI à disposição dos mineiros.

O secretário de Saúde também esclareceu a queda na ocupação dos leitos de UTI em Minas Gerais na última semana. A oscilação dos dados é justificada pela mudança na metodologia de avaliação da pasta junto às unidades de saúde.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, do total de 3.246 leitos de UTI em Minas Gerais a ocupação chegou a 69%.  Outro assunto que ganhou destaque na coletiva foi o retorno do Campeonato Mineiro no próximo dia 26, anunciado pela Federação Mineira de Futebol.

É que no final de junho, o Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (Coes) vetou a retomada da competição por causa do cenário da pandemia. Questionado sobre a revisão da determinação, o secretário Carlos Eduardo disse que o retorno das atividades esportivas seguirá o protocolo da Secretaria de Saúde.

A entrevista do secretário de Estado de Saúde aconteceu horas depois de Minas Gerais bater mais um triste recorde de mortes por coronavírus em 24 horas. Foram 73 óbitos registrados entre terça e quarta-feira.  Para se ter ideia da gravidade desse número, no mês passado a própria Secretaria de Saúde estimava que, no pico da covid-19 em Minas, seriam registradas pouco mais de 50 mortes por dia.

Infelizmente, ultrapassamos essa previsão uma semana antes do pico, previsto para a quarta-feira da próxima semana, 15 de julho. Ainda de acordo com o boletim, Minas chegou a mais de 64 mil casos confirmados e quase 41 mil pacientes recuperados da doença.

Foto: Reprodução/TV Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis