O Procon de Pará de Minas abre hoje a 1ª Semana do Consumidor. Nesta segunda a programação será interna, com a realização de uma reunião na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Já amanhã, o encontro será aberto ao público, também na sede da secretaria. E na quarta-feira, o encerramento acontecerá na Estação Cultural, o antigo Cine-Café, na Praça Torquato de Almeida.
O Dia Mundial do Consumidor foi comemorado ontem e o varejo promoveu um fim de semana de muitas promoções. Mas a data também passou a servir de reflexão para os consumidores, no sentido de avaliação do atendimento, qualidade das mercadorias e a questão dos preços.
Uma pesquisa realizada em Minas Gerais pelo Procon Assembleia, mostrou que os produtos e serviços que continuam gerando mais reclamações são os eletrodomésticos e eletrônicos, aparelhos telefônicos, assinaturas de jornais e revistas, móveis, veículos, vestuário, colchões, pneus e peças.
Agora quando a pergunta foi direcionada às áreas de atuação mais problemáticas, a telefonia celular e fixa foi a campeã. Em seguida apareceram os cartões de crédito, eletrodomésticos e eletrônicos e os empréstimos consignados e pessoais.
A pesquisa também quis saber os maiores desejos do consumidor para 2020 e as respostas foram as seguintes: a maioria deseja atendimento atencioso. Em segundo lugar, estão as promoções e propagandas honestas.
Já o terceiro maior desejo para este ano é o produto entregue no prazo. Em seguida, aparecem a troca de produtos defeituosos e o estorno de compras canceladas.